22.3.10

Rana

CAMPEÃO NACIONAL EM FUTEBOL AOS 38 ANOS

Joaquim Martins Rana de seu nome completo ficou ligado para sempre ao Futebol Eborense por ter sido Campeão Nacional em Futebol aos 38 anos de idade, como Treinador, Jogador e Capitão da Equipe do Juventude que em 20 de Março de 1951 conquistou para Évora o 1º. Título Nacional de Futebol.
Devido ao facto de Gomes se ter lesionado Rana, como Treinador Responsável e consciente das suas capacidades, meteu o B.I. na gaveta, como soe dizer-se e, substituiu o referido médio jogando a Final e a Finalíssima para se apurar o Campeão Nacional da 3ª. Divisão.
Em tão boa hora tomou essa atitude porque foi devidamente compensada, uma vez que se tornou elemento decisivo quer no primeiro jogo que terminou com um empate a três golos, como no segundo onde foi o marcador do golo da vitória.
No primeiro jogo no tempo regulamentar registava-se um empate a duas bolas, depois da Associação Desportiva Sanjoanense ter estado a vencer por 2-0.
No prolongamento um golo para cada lado, com a particularidade de ter sido novamente a Sanjoanense a adiantar-se no marcador, determinou que fosse necessário novo encontro.
Os golos foram marcados por Matos e Rana (2) pelo Juventude e Lourenço (2) pela Equipe de São João da Madeira.
No segundo jogo, o da Finalíssima, terminou com a Vitória do Juventude por 1-0 sendo o golo marcado por Rana na transformação de um livre superiormente executado à entrada da área.
"O VELHOTE" como a maioria dos assistentes o alcunharam, foi considerado o melhor jogador em campo em ambos os jogos pelas excelentes exibições realizadas, aliado ao facto de não ser muito normal um médio marcar três dos quatro golos da sua Equipe.
Deu-se assim razão ao já antigo mas sempre actual adágio popular « velhos são os trapos»
Os jogos realizaram-se em Santarém no Campo Alfredo de Aguiar e, foram arbitrados pelo Juiz Lisboeta Fausto dos Santos coadjuvado por Velez e Varandas de Santarém.
O Juventude apresentou em qualquer dos Encontros a seguinte constituição:
Rogério Contreiras; Jorge Santos, Casimiro e Lampreia; Rana e Martins; Passos, Matos, João Mendonça, Serra e Pólvora.

Em Baixo : - Passos, Matos, João Mendonça, Serra e Pólvora.
Em Cima : - Jorge Santos, Martins, Lampreia, Rogério Contreiras, Rana (Treinador/Jogador e Cap. ), Casimiro e Carlos Rosado (Massagista).
Por sua vez a Associação Desportiva Sanjoanense apresentou: Mota; Zuca e Silva; Bernardo, Alves (cap) e Machado; Costa Leite, Azevedo, Augusto Baptista, Victor Baptista e Lourenço, no primeiro jogo, tendo Neto substituído Costa Leite no segundo jogo.
Como complemento informamos que apesar de ter havido prolongamento no primeiro jogo , o segundo realizou-se quarenta e oito horas depois o que provocou um grande desgaste físico suportado com valentia e galhardia pelos jogadores das duas Equipes por amor às Camisolas.

ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: