13.7.10

Francisco Mira "recordar é viver"

ESPERANÇA PERDIDA EM ACIDENTE
Faz cinquenta anos no próximo dia 17 deste Mês de Julho que, faleceu o Jogador Senior do Juventude Sport Clube "Francisco José Mira", uma esperança do Futebol Português, quando se dirigia com outros colegas pela Estrada de Redondo para o Acampamento onde se realizavam Exercícios Militares.
Francisco José Mira a quem a morte traiçoeira, ceifou uma vida aos 20 anos de idade, numa curva de estrada pondo termo a uma auspiciosa carreira, deixou triste uma Cidade que sempre o acarinhou.
A sua morte deixou muita saudade e causou uma grande consternação, uma vez que o Mira, como toda a gente o conhecia, era bastante popular, não só devido à profissão que exerceu de Boletineiro dos CTT, como também pela sua maneira de ser ao apresentar sempre um sorriso nos lábios.
Era seu hábito característico andar radiante, trauteando uma canção da sua preferência e, enrolando ou desenrolando com o dedo indicador a corrente do porta chaves que usava e era moda naquela época, gestos do agrado dos Eborenses e, por isso muito apreciados.
Ao comemorarem-se 50 anos da sua morte, como homenagem e em sua memória, bem como dos atletas que ao longo dos anos têm sucumbido. em iguais ou em outras circunstâncias publicamos uma foto da Equipa de Juniores do Juventude Sport Clube Campeã Regional, de que fez parte.


A foto foi tirada no Estádio 1º. de Maio de Montemor-o-Novo no dia da finalíssima do Campeonato de Juniores da Época de 1956/57, disputada com o Lusitano e que terminou com a Vitória dos Juventudistas por 2-1.
Lusitano que segundo se dizia seria o destino de Francisco José Mira na Época que se avizinhava, possibilitando-lhe não só uma melhor estabilidade financeira, como concretizar um aperfeiçoamento e respectiva evolução das suas qualidades futebolísticas, uma vez que os Lusitanistas disputavam então a 1ª. Divisão Nacional.
EM CIMA - Álvaro Rosado, Alfredo, Manuel (Galego), Manuel Luís (Picalé), Almeirim (Toi), João Abegoaria e Nunes.
EM BAIXO - Fernando Nunes, Polívio, Carlos Serrano, FRANCISCO JOSÉ MIRA e Moura ( Quim Zé).
Como complemento de informação dizemos que apenas se inscreveram para disputar o referido Campeonato de Juniores as Equipas do Lusitano e do Juventude.
Apesar disso foi bastante interessante e vivido com emoção, pelo valor das Equipas, o que originou que fossem necessários quatro jogos para se encontrar o Campeão Regional, em vez dos dois inicialmente previstos.
No primeiro jogo disputado no Campo Estrela a vitória sorriu ao Lusitano por 1-0.
No segundo jogo no Sanches de Miranda venceu o Juventude por 2-1.
O terceiro jogo disputou-se novamente no Sanches de Miranda e o resultado final cifrou-se num empate a 3 golos.
Em face deste resultado foi necessário quarto jogo que constituíu uma finalíssima, tendo sido disputado no Estádio 1º. de Maio em Montemor-o-Novo, perante muito público que se deslocou de Évora por estar uma manhã muito agradável, por gente de Montemor-o-Novo e por ser um Juventude-Lusitano.
O resultado foi favorável aos Juventudistas por 2-1, após um jogo disputadíssimo em que os que se deslocaram ao 1º. Maio não deram o tempo por mal empregue, uma vez que as Equipas proporcionaram um excelente espectáculo de futebol.
ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: