28.4.11

MISSÃO CUMPRIDA

Entrevista com Miguel Ângelo treinador do Juventude.

Com a temporada 2010/11 a findar, o blogue do JUVENTUDE entrevistou o treinador Miguel Ângelo. Um homem da casa que sempre esteve no grupo daqueles que servem o Clube, de forma incondicional e desinteressada. Hoje é tempo de balanço, os sócios e simpatizantes do Juventude sabem que contam com o técnico nos bons e nos maus momentos.

BJ ; Miguel no Juventude foi jogador, treinador no futebol juvenil e treinador da equipa senior, quantos anos da sua vida deu ao Juventude em cada uma dessas situações ?

MA ; foram 20 anos. 8 anos como jogador, 4 anos como treinador dos juniores, 2 anos como treinador adjunto dos séniores, 6 anos como treinador principal dos séniores.

BJ ; Qual o momento que mais o marcou como jogador ?
MA ; pelo lado positivo, sem duvida a ida para a taça de portugal ao antigo e mitico estádio das Antas, após termos deixado pelo caminho 2 equipas da 1ª divisão,o Torreense e o Gil Vicente, assim como ser campeâo da 3ª divisão série f.

Pelo lado negativo,a descida da 2ªdivisão á 3ª divisão e não ter sido campeão nacional absoluto,por ter perdido na final com o Fafe.

BJ ; Como treinador do futebol juvenil ?
MA ; 2 vezes em que fui campeão distrital.


BJ ; E como treinador da equipa sénior ?
MA ; 2 subidas á 2ª divisão nacional, principalmente a última como campeão, e esta manutenção na 2ª, que me parece quase um titulo.

BJ ; Qual a maior tristeza ?
Termos sido campeões nacionais e termos recebido a TAÇA DE CAMPEÕES na secretaria do clube dentro de um saco de plástico enviada pela  AFE, realmente não percebo o porquê de existir uma gala do desporto na cidade de Évora, e nós sendo o clube mais representativo da cidade a nivel nacional e sendo campeões, nem sequer fomos convidados. Podiam e deviam tê-lo feito.

BJ ; O Juventude é um Clube que passa dificuldades como a generalidade dos Clubes em Portugal, qual a sua opinião sobre a sustentabilidade da Instituição ?

MA ; penso que o clube é sustentável, se o projeto idealizado pelo presidente do clube for realizado.
Nos tempos que correm com tantas dificuldades, só vão sobreviver os clubes que tiverem independencia financeira, porque os patrocinios, os subsidios da camara, vão sendo com o tempo cada vez mais diminutos,e  vão desaparecer. Por consequencia a região vai desaparecer dos mapas desportivos nacionais.

BJ ; Na temporada passada o Juventude foi Campeão Nacional da 3ª divisão e este ano já conseguiu a manutenção na 2ª divisão, por favor faça um balanço deste ano 2010/11.

MA ;a nivel desportivo,  foi quase perfeito. O Juventude elevou o nome da cidade a nivel nacional, quer com o campeonato da 3ª divisão efetuado (fomos o ano passado a equipa com o melhor futebol, mais golos a nivel da 3ª divisão) e demos a conhecer novos valores na equipa principal, que culminou com a transferencia do Marcio Madeira para a 1ª liga, além do respetivo titulo.
Este ano o ponto alto foi realmente termos jogado com o Porto, e toda a envolvência que existiu em torno desse jogo, desde entrevistas para rádios, jornais nacionais, as entrevistas para as TVS, culminando com a transmissão televisiva em direto do jogo na sport tv,algo que nunca tinha acontecido.

BJ ; No inicio da temporada o grande objetivo era a manutenção , e foi já atingido, antes da ida ao Dragão o Juventude estava no topo da classificação depois, existiu uma quebra, o plantel não era demasiado curto ?

MA ;o plantel foi o possivel, dentro da realidade financeira do clube, que como toda a gente sabe é muito dificil, a quebra pós Porto pode considerar-se normal, porque foi muito desgastante para os jogadores fazerem tantos jogos seguidos, com algumas viagens pelo meio e chegaram a um ponto onde o desgaste quer fisico quer mental fosse enorme. Depois conseguimos recuperar e estivemos 8 jogos sem perder,até começarmos a perder jogadores com problemas fisicos e a termos problemas na constituição da equipa inicial, mas apesar disso fomos conseguindo pontuar.

BJ ; Esta ponta final da competição não foi fácil com muitas lesões, foram chamados vários juniores , ficou contente com o que viu destes elementos ?
MA ; os jogadores juniores que foram chamados.provaram que na formaçao do Juventude se trabalha bem.miudos com valor e mais importante,sentem o Juventude e fazem tudo para ajudar o clube.

BJ ; Também foi visivel a entrega e espirito de sacrificio de vários jogadores que mesmo lesionados deram o seu contributo, esta situação foi possível por ter um balneário forte ?
MA ;jogadores com uma mentalidade forte é um dos meus critérios quando os escolho para representar o clube.e muitos foram exemplares nesta dura fase final do campeonato.

BJ ; Alguma vez pensou que a manutenção estivesse em causa ?
MA ;sempre acreditei que ficavamos na 2ª divisão,mas reforcei essa posição depois da vitória em Reguengos.que foi muito importante para o grupo. Relembro que não tinha 11 jogadores séniores para o jogo,e as pessoas pensavam que nós íamos frágeis para a partida mas tal não aconteceu, esses 3 pontos deram a permanência ao clube, na 2ª divisão.

BJ ;Conseguir a 2ª divisão (manutenção) é um feito a registar, para este sucesso certamente várias pessoas contribuiram, quer destacar alguém ?
MA ; naturalmente o grupo de trabalho,pois  foram enormes na sua dedicação ao clube. Alguns já há varias épocas.O meu amigo Pedro Batista que é o meu braço direito.
Este ano um amigo meu, fez o trabalho de scouting, que nos ajudou imenso no conhecimento das outras equipas.e claro não podia deixar de referir o sr.Duro, assim como o nosso Presidente que apesar da sua idade tudo faz pelo clube.

BJ ; E o futuro do Miguel Ângelo, continuar no Juventude ? Tem a noção que os associados gostariam que a sua permanência fosse um dado adquirido ?
MA ; foram 20 anos no Juventude, missão cumprida.


BJ ;Quer deixar alguma mensagem aos sócios do Juventude ? Qual ?
MA ; Sim, nunca fecharei as portas ao Juventude, foi para mim uma honra servir este clube,e estou grato por tudo. Obrigado .
 
Miguel Ângelo orientará a equipa senior de futebol do Juventude frente ao Real no próximo domingo. O Blogue do Juventude agradece a entrevista e a forma sempre correcta como o "mister" se relacionou e relaciona. FORÇA MIGUEL e NÓS TAMBÉM DIZEMOS OBRIGADO !..

Sem comentários: