17.1.12

Arménio Candeias / Do Futebol ao Teatro

Arménio Francisco Candeias, conhecido nos
meios futebolísticos por "Olhinho",
alcunha ou cognome que sempre aceitou e
aceita sem qualquer azedume, nasceu a
20 de Março de 1928, como consta no seu
Bilhete de Identidade, ingressou no
Juventude Sport Clube quando tinha
16 anos na categoria de Juniores.
Devido às suas reais aptidões futebolísticas

rapidamente mereceu a confiança dos treinadores e dirigentes, pelo que foi sem surpresa que subiu à 1ª. Categoria quando tinha 17 anos, depois de ter sido recebida a respectiva autorização Ministerial.
Actuou em todas as categorias do Clube: Juniores, Reservas e Primeiras, como então se designava a Equipa Principal, tendo sido Campeão Distrital por várias vezes, de que destaca para além dos títulos conquistados pela 1ª. Categoria, um Campeonato de Reservas em que os Azuis e Brancos venceram todos os jogos.
Para ilustar o texto publicamos a foto de uma equipa do Juventude de que fez parte.
EM CIMA: - Casimiro, Rogério Contreiras, Albino Canhão, Simões Gapo, Toupeiro, Sebastião Sofio (Sabarra) e Tito.
EM BAIXO : - Rocha, Caeiro, Gomez, Arménio Candeias e Júlio Caraça.
Também foram muitos os golos que marcou ao longo da sua carreira desportiva, bem como as boas exibições que efectuou.
No entanto ainda hoje recorda com saudade um jogo efectuado com a Reserva do Sporting Clube de Portugal, reforçada com elementos da Equipa Principal, para além de um jogo realizado contra o velho rival Lusitano no Campo Estrela em que marcou os três golos do encontro.
Fez parte de várias Selecções da Associação de Futebol de Évora, de que publicamos uma foto, onde também não deixou as qualidades e exibições por pés e cabeças alheias.

EM CIMA : - Langra (S.L.E.), Amado (Juv.), Eduardo (Lus.), Daniel (Juv.), António Jacinto "Fraldão" (juv.), Luís Mendonça (Juv.), Mário Salvado (Juv.) e Seixas (Lus.).
EM BAIXO : - Amaral (S.L.E.), Pólvora (Juv.), Mochila (Juv.), Cágado (Lus.), Escobar (Juv.), Arménio Candeias (Juv.) e Mestre (Lus.).
No Juventude terminou a sua carreira num jogo contra "O Elvas" , tendo por isso ingressado na Época seguinte no Sport Lisboa e Évora, onde apenas permaneceu um ano, fazendo a sua estreia num jogo efectuado em Portalegre.
Fez ainda, como não podia deixar de ser, parte de Clubes Populares de que salientamos o C.O.E. (Clube Oriental de Évora)
Se no desporto foi um bom intérprete, o que dizer da cultura onde foi director vários anos da Mocidade (Sociedade Recreativa e Dramática Eborense) e componente do seu Grupo Cénico, de que salientamos entre muitas outras a Peça " O Caso do Chico Engeitado" da autoria e encenação de Alexandre Rosado, que proporcionou ao Grupo a conquista de diversos galardões colectivos e individuais no Prémio do S.N.I.(Secretariado Nacional de Informação).

Muito teríamos para dizer sobre Arménio Candeias, mas como Roma e Pavia não se fizeram num Dia, aguardamos nova oportunidade para revelarmos factos relacionados com a sua vida desportiva e cultural.
De salientar ainda que no dia da comemoração do seu vigésimo terceiro aniversário (20-03-1951), o Juventude em Futebol sagrou-se Campeão Nacional da III Divisão ao vencer em Santarém a Associação Desportiva Sanjoanense por 1-0 com golo de João Mendonça, pelo que essa data foi duplamente festejada, como ainda hoje recorda com alguma emoção.
ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: