10.12.12

Avelino Neves


Com 80 anos de idade faleceu dia 8, Avelino Luciano do Nascimento Neves, o AVELINO como era conhecido em Évora nomeadamente entre os Juventudistas.
Natural de Lisboa como futebolista fez parte da Equipa do Atlético Clube de Portugal (então a militar na 1ª. Divisão Nacional), com a particularidade de ter efectuado o seu primeiro jogo na primeira categoria pela equipa de Alcântara no encontro realizado em Évora para disputa da eliminatória dos 1/8 de final da Taça de Portugal da época de 1951/52, com o resultado final a ser favorável aos Juventudistas por 5-1, sendo o golo dos Lisboetas da autoria de Avelino.
Quando se fixou em Évora devido à sua actividade profissional, mecânico de automóveis, começou desde logo a fazer parte da Família Juventudista.
Posteriormente fez parte no Juventude nas mais diversas funções e actividades, desde treinador das camadas jovens a dirigente entre outras.
Como recordação da sua passagem pelo Juventude publicamos uma foto da Equipa Senior da época de 1975/76, tirada em encontro que foi delegado ao jogo.

Por ironia do destino no dia da sua morte os Juvenis do Juventude sagraram-se vencedores do Torneio de Abertura da Associação de Futebol de Évora, talvez como homenagem ao Homem que também foi treinador das camadas Jovens do Clube que muito bem o acolheu na Cidade de Évora, como muitas vezes nos disse, dedicamos-lhe a vitória.
Aos seus familiares apresentamos os sentido pêsames e ao Avelino como Homem e Amigo que descanse em paz.
ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: