27.5.13

Santos

DO FUTEBOL AO ATLETISMO

José Joaquim Bacelo dos Santos que nasceu em Évora a 30 de Abril de 1943, conhecido nos meios desportivos por Bacelo dos Santos ou simplesmente Santos, para além de  Ferrum nas camadas jovens, foi um dos Eborenses que, na década de sessenta do século passado, praticou Futebol e Atletismo.
Iniciou a sua actividade futebolística nos iniciados do Juventude Sport Clube, tendo jogado em todas as categorias das camadas jovens com a particularidade de ter sido Campeão Distrital por três vezes.
Para ilustrar publicamos uma foto da Equipa de Juniores com a particularidade do fotógrafo ter cortado parte do corpo do Alexandre e do Rui Garcia, bem como a totalidade do Guarda Redes (Fernando Casinha).
 
EM CIMA : - Alexandre, Sequeira, Moleirinho, Paulo, Serrinha, Carlos Diniz, José Vitorino e Moita.
EM BAIXO : - Rui Garcia, André, Cunha, Zé Baião, SANTOS, Miguel e Fernando Hilário.
Atingiu a 1ª.Categoria aos 18 anos defrontando no jogo de estreia o Vitória Futebol Clube de Setúbal que naquela época disputava a 2ª. Divisão Nacional Zona Sul, tendo no final da temporada ascendido à 1ª. Divisão Nacional.
A foto que publicamos foi tirada na Figueira da Foz antes do jogo com a Naval referente a uma eliminatória da Taça de Portugal, que terminou com o empate a um golo.
EM CIMA : - Rui Correia, Casinha, Tadeia, João Caraça, Edmundo Coelho, Ornelas, José Pedro, Diamantino, Gil Duarte e SANTOS.
EM BAIXO : - Abílio, Pires, Beijoca, Mesquita e Fernando.
Após ter jogado várias épocas no Juventude rumou a Viana do Alentejo para ingressar  no Sporting Clube de Viana do Alentejo que em representação da Casa do Povo disputava os Campeonatos da FNAT, tendo-se sagrado Campeão do Alentejo e do Algarve durante três anos consecutivos sem conhecer o travo amargo da derrota.
EM CIMA: - Raul, Salvador, Fernandes, Casinha, Potes, Estevam e Júlio.
EM BAIXO : - Rui, Nando. SANTOS, Feijão e Miguel.
Muito embora existissem diversas Equipas de Futebol Popular em Évora, apenas representou "Os Palmeiras".
Em Atletismo não atingiu grande notoriedade a nível individual, apesar de ter conseguido algumas honrosas classificações, como sucedeu numa  prova de 5 Kms realizada em Évora que terminou na Avenida São João de Deus, em que ficou no 5º. lugar, com a vitória a sorrir a Serafim Zurzica e, a que concorreram atletas do Sport Lisboa e Évora, Juventude, Lusitano, Casa Pia e Individuais.
No que diz respeito a nível colectivo contribuiu em muito para as boas classificações conseguidas pelas Equipas que representou, devido à sua regularidade e dedicação à modalidade. 
Caro, SANTOS, ...?..... Fernando Lameira, Formiga, Valverde e Serafim Zurzica.
ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: