18.10.13

Seta

Em seguimento da informação prestada, em devido tempo, procedemos hoje à divulgação da Rubrica "Estórias da Nossa História" transmitida na Hora do Juventude, através da Rádio Telefonia do Alentejo em 16 deste Mês.
- Como dissemos nas duas últimas Rubricas "Estórias da Nossa História", o Seta União Futebol foi, um dos clubes, que ao extinguir-se deu origem à fundação do Juventude Sport Clube.
De acordo com as nossas pesquisas, dizemos que entre as décadas de 10 e 20 do século passado, era com frequência que desapareciam clubes e apareciam outros em sua substituição.
Neste contexto no ano de 1917 foi fundado por Grimaldo Fernandes, que antes tinha feito parte do Évora Sport, o Seta União Futebol.
Um animoso agrupamento, como então se disse, apesar de ter sido considerado pequeno, com a curiosidade do seu fundador nunca ter jogado no clube, como é salientado por Gil do Monte no livro "Subsídios para a História do Futebol em Évora".
O seu baptismo foi efectuado sob as arcadas da Praça de Giraldo, junto ao estabelecimento dos Grandes Armazéns do Chiado (onde actualmente funciona o Montepio Geral), pelo desportista José Vicente de Carvalho, conhecido por José Guedelha.

Antes de terem sede própria, na Rua das Fontes nº. 50, reuniam-se na casa de António Balão no Largo Nossa Senhora da Consolação.
A equipe usava camisola branca com uma seta verde na diagonal com as letras (S U F) ou seja as iniciais do Seta União Futebol.
A primeira equipe formou com a constituição que passamos a citar: António Oliveira; César Augusto Almaço e Manuel Luís Varela; José Maria Machado, Paulo Sequeira e João Matos; António Almeida, António Rodrigues,Carlos Saloio, Victor Morais e José Vicente Carvalho, conhecido por Jose Guedelha.
Como se verifica fizeram parte dessa equipe: José Maria Machado, Victor Morais e João Matos.
Os dois primeiros tinham feito também parte da fundacão do Sport Clube da Graça, com a particularidade de Victor Morais ter sido o 1º. Presidente de Direcção do Juventude Sport Clube e João Matos um dos fundadores do Juventude.
Por tudo isto a fundação do Seta União Futebol em 1917 confirma o que acima dissemos àcerca da facilidade com que naquela época apareciam e desapareciam clubes em Évora e em todo o País.
Dizemos ainda que em Abril de 1920 houve uma tentativa de reorganização do Seta União Futebol, ao pretenderem inscrever o clube em segundas categorias, o que não chegou a acontecer.
Terminamos dizendo que com o desaparecimento do Seta União Futebol e do Sport Clube da Graça, os seus jogadores transferiram-se para o Juventude Sport Clube, após a sua fundação, e para o Lusitano Foot-Ball Clube.
ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: