12.12.18

Exposição centenária do Juventude

Foi Inaugurada no passado dia 8, no Inatel na  Rua Serpa Pinto nº. 6 - Évora 
A  EXPOSIÇÃO CENTENÁRIA 100 ANOS DE HISTÓRIA – 100 ANOS DE PAIXÃO 
Integrada nas Comemorações do 1º. Centenário da Fundação do 

A Exposição vai estar patente ao público até ao próximo dia 8 de Janeiro de 2019 entre as 10 e as 18 horas. 
Como complemento publicamos algumas fotos/imagens que se encontram na Exposição, bem como algumas fotos do Desfile desde a Igreja de São Francisco. 
O Sócio nº. 30 (Armando Ribeiro), evocando o local onde se realizou a 1ª. Reunião  para a Fundação 
do Juventude Sport Clube 


À luz de uma Vela, que com o seu simbolismo tem iluminado os destinos do Clube, para que seja possível colocar no bolo alusivo ao aniversário uma centena de tão característica tradição. 


Seguiu-se o desfile, através da Rua da República 
Rua Miguel Bombarda 


Até ao Páteo do Salema, onde se localizou durante muitos anos, a que será considerada para sempre a  Exlibris das Sedes do Juventude. 

Depois com passagem pela Rua Diogo Cão e Praça de Giraldo, rumou-se até à Rua dos Mercadores nº. 112-A para se recordar o local onde se instalou a 1ª. Sede, em casa de Francisco dos Santos (Piviriu) um dos Fundadores e, onde foi colocada uma placa aquando das comemorações dos 50 anos. 
Após a evocação do que representou para o Juventude aquele local, o desfile seguiu para o Inatel na Rua Serpa Pinto nº.6, a fim de se proceder à Inauguração da EXPOSIÇÃO CENTENÁRIA 
“100 ANOS DE HISTÓRIA – 100 ANOS DE PAIXÃO” 
 Dr.António Sousa (Presidente da Direção), Dr. Paulo Jaleco (Presidente da Assembleia Geral), Representante da Câmara Municipal de Évora (Drª. Sara Fernandes) cortando a fita e Armando Ribeiro (sócio nº.30) 
Após a inauguração, Armando Ribeiro explicou a vida do Clube nestes 100 anos, salientando factos de maior interesse perante a curiosidade, admiração e até surpresa por desconhecerem a sua atividade em todas as vertentes.  
 No Quadro abaixo constam: Fundadores, Victor Morais (1º.Presidente), Manuel Garcia Pereira (Padrinho), D. Maria Antónia Vieira de Baraona (Madrinha do Campo). Florival Sanches de Miranda e, o Hino do Juventude.   


Taça de Campeão Nacional da III Divisão O 1º. Título a Nível Nacional  Conquistado por um Clube Eborense 
Em Basquetebol Campeão Nacional De Iniciados 
Mesa com o Livro de Registo dos Comentários dos visitantes da Exposição. 
A terminar podemos admirar  A Bicicleta  Utilizada pelo Ciclista  Manuel Francisco (Manuel da Gaita) Na Volta ao Algarve, na qual o Juventude conseguiu um excelente 4º lugar, apesar de terem participado todas as principais equipas Portuguesas. 
FINALMENTE CONFIRMAMOS QUE A EXPOSIÇÃO VAI ESTAR PATENTE AO PÚBLICO 
ATÉ AO PRÓXIMO DIA 8 DE JANEIRO DE 2019 
ENTRE AS 10 E AS 18 HORAS. 

ARMANDO RIBEIRO 

Sem comentários: