18.4.19

Histórias do Futebol

REAL ESTRELA VERMELHA DO BAIRRO

Armando Ribeiro
Durante as décadas de quarenta a sessenta do Século passado, muitos foram os Clubes Populares que se constituiram na Cidade de Évora, com o principal objectivo dos seus componentes praticarem futebol, o seu desporto preferido, pelo que raras eram as Zonas Intramuros da Cidade e Bairros Limitrofes que não possuiam um Grupo mais ou menos organizado.
No entanto, também havia os que possuiam mais que um Clube, como sucedeu com o Bairro do Poço de Entre Vinhas, actual Bairro Nossa Senhora da Saúde.
Devido à sua densidade populacional jovem a que se juntavam amigos de Escola e de Emprego, o Bairro do Poço de Entre Vinhas,  sentiu  necessidade de constituir mais que um Clube, a fim de que todos ou a sua maioria tivessem possibilidade de praticar aquele que ainda hoje é considerado o "Desporto das Multidões".
Neste contexto, depois do Grupo Desportivo "Os Vinhenses", surgiu em 1962 o Real Estrela Vermelha do Bairro, nome que desde logo levantou algumas dúvidas e considerações.
Por isso, apesar da denominação ter surgido expontânea e ao acaso, sem quaiquer intenções, o Grupo e os seus dirigentes tiveram que enfrentar alguns problemas com algumas Entidades, tanto mais que para agravar a situação o equipamento era semelhante ao da Selecção da URSS.
Contudo, não foi por esse motivo que o Clube terminou a sua actividade em 1968, mas sim pelo facto de grande maioria dos seus elementos ter saído de Évora, ao conseguirem emprego noutras Localidades, nomeadamente após terem cumprido o Serviço Militar Obrigatório.
Mais informamos que após a fundação, os elementos do Clube transformaram um terreno baldio, existente no Bairro, num Campo de Futebol a que não faltavam balizas com traves de madeira (iguais às oficiais), bem como as respectivas marcações, para poderem praticar o seu desporto favorito, em condições minimamente aceitáveis.
Como sucedeu com muitos atletas de outros Clubes Populares, também alguns jogadores do Real Estrela  se transferiram para outros de maior dimensão futebolística, como foi o caso de Francisco Diamantino Rodrigues (Xico Rodrigues ou simplesmente Rodrigues) que à data representava o Juventude Sport Clube e, se transferiu posteriormente para o Vitória Sport Clube de Guimarães, onde  foi durante muitos anos o Dono e Senhor da Baliza Vimaranense.
Para ilustrar este artigo publicamos uma foto, com a particularidade de fazer parte da Equipa o Guarda-Redes Rodrigues que atrás nos referimos.
img271.jpg
EM CIMA: - Luís Saraiva, RODRIGUES, Melro, Lopes, joão Espada, Fidelino, Gilberto e Cabeça.
EM BAIXO:- Bento, Saraiva, Topa, Augusto, Palhinha, Umberto, Inácio e Calado.

ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: