9.6.19

No topo da montanha


Sempre Juntos
1883 kms a distância que separa Évora do topo da montanha de Aigle. É tempo de aventura, de novos amigos de descoberta, de aprendizagem, na bagagem dos nossos atletas (Rafael Dias, Rodrigo Lourenço, João Cabeças, José Miguel, João Alves, Gustavo Vicente, Daniel Pires, Tomás Sousa, Rafael Silva, Afonso Guerra, Simão Ramalho e Rodrigo Ourives) vai a esperança a curiosidade e a ambição. Na barriga as borboletas apertam e o nervoso está lá. São 3:30 da manhã e ninguém dormiu nas escassas horas do dia, o autocarro da Câmara Municipal de Évora (obrigado pela colaboração) chega pontual ao Estádio Sanches de Miranda, é tempo de despedida dos pais e familiares, vão ser 4 dias diferentes, com a família do futebol desta equipa do Juventude. Equipados a rigor com o fato de treino do minimercado Augusto (obrigado) e com a blusa dos temas aleatórios (gratos pela oferta), começou a viagem para o terminal 2 do aeroporto Internacional de Lisboa. Entramos na sala de embarque e a comitiva está bem acordada, com fotos com alguns famosos que também se prepararam para voar para outros destinos. Já dentro do avião os que já tinham voado “apadrinham” os batismos de voo daqueles que entraram pela primeira vez num avião, pastilhas na boca e “eles” aí vão rumo a Geneve.

Comitiva completa no aeroporto de Geneve
Já na Suiça á chegada ao aeroporto, o reencontro com um dos grandes lideres do TIA, António Santos, o mágico das fotografias e da simpatia. Vem com um grupo de 4 elementos para com modelares carrinhas de 9 lugares conduzir toda a comitiva á Sede da UEFA em Nyon (primeira paragem nesta viagem em terras helvéticas). É feriado na Suiça e a UEFA tem os escritórios encerrados e as instalações também mas quando por fora visitavamos o espaço eis que aparece no local um treinador português, Ricardo Díonisio, um homem que já esteve ligado á formação do Sporting e que é agora o treinador principal do Stade Nyonnais, o ritmo dos acontecimentos altera-se, as portas do Estádio de Nyon (instalações UEFA) onde se realizam as finais das Youth League (recentemente o FCPorto foi lá campeão), abrem-se de par em par, visitas ás salas de reuniões, balneários, relvado com as fotografias da “prache”, simplesmente magnífico, obrigado Ricardo e que o futuro te traga grande sucesso nesta aventura na Suiça . No almoço em Nyon (Macdonalds local) já as histórias por contar se sucediam ainda o primeiro dia tinha começado.
Nyon Sede da UEFA
Chegados a Aigle lá estavam as famílias de acolhimento para os nossos craques, com o Sérgio á cabeça o “pilar mestre” desta organização. Rostos já conhecidos (Almoster Cordeiro, Fausto dos Santos, Ermelinda Gouveia, Cunha Soares o novo Zana Nathan, israelita (ex. estrela mundial do basquetebol do Macaby Telaviv e Real Madrid entre outros), agora a residir na Suiça onde gere um negócio imobiliário grandioso. As apresentações estavam feitas e os nossos meninos adoraram cada momento com estas famílias e vão guardar experiências, vivências que certamente ficarão para a vida, a arte de bem receber está ali naqueles que abalaram dos seus países de origem para procurarem melhores condições de vida para as suas famílias.
Nesta viagem mister Rico reencontra um tio (Carlos Rico, ele que também foi futebolista) que está naquele País há duas décadas a gerir um grande Supermercado, a viagem também é feita de reencontros. Jantamos juntos uma apetitosa raclette.
Dia 2, começam as grandes emoções da competição, o objetivo era conseguirmos passar a fase de grupos (para superarmos a nossa última participação), a tarefa não é fácil pela frente estão equipas do topo Europeu como Juventus, Montepllier, Espanhol entre outras. Começamos a ritmo pouco elevado mas já com adaptação feita ao relvado natural chega a primeira vitória por 2-0 frente á Juventus , foram momentos intensos que ficarão para sempre , como quando a bola chegou pela primeira vez ao fundo das redes adversárias, o princípio do sonho estava lá , e no fim deste épico e histórico jogo (nunca o Juventude tinha jogado com a Juventus em mais de 100 anos de vida), o treinador do adversário fez questão de felicitar os nossos atletas 1 a 1 pela vitória alcançada.
Primeiro golo á Juventus fica na história
 Depois nova vitória frente ao Espanhol e empate com o Aigle e a festa da passagem.
No meio de tudo isto as refeições dos atletas eram feitas na Sede Internacional do Ciclismo (UCI União Ciclista Internacional), junto á pista onde se disputam as melhores competições e na mesma sala onde o ciclista português José Azevedo foi diplomado pela UCI como um dos melhores ciclistas do mundo.
No terreno de jogo onde mais de 500 jogadores davam tudo por tudo o Juventude marcava presença nas finais e a equipa descansava nas famílias de acolhimento enquanto os acompanhantes jantavam e se divertiam no Restaurante português Caravela, uma grelhada mista fazia as delícias de todos, seguido de baile onde os eborenses como não podia deixar de ser abriram o baile.
Dia 2 de competição, depois do empate com o Aigle perdíamos por 1-0 nos quartos-de-final depois de podermos ter feito três golos e dessa chegarmos forma ainda mais longe. Os vencedores foram os jogadores que representavam a seleção da Bósnia, com uma compleição física diferente e a conseguirem o troféu máximo, o Juventude fechou em 5º lugar. 
Com a seleção da Bósnia, diferenças de altura evidentes
Seguiu-se a entrega das medalhas a todos os participantes com o Presidente Yves orgulhoso da sua irrepreensível organização.
A festa continuou e jogadores, staff, acompanhantes, familiares de acolhimento rumaram ao Clube Yvorne onde jantamos e vimos em conjunto a final da Champions, pelo meio mais futebol com os nossos meninos a usufruírem de mais um excelente relvado para em ação lúdica jogarem á bola com outras crianças e adultos de Aigle. Mister Rico colocou no Clube Suiço o galhardete do Juventude perante o aplauso dos presentes, deixávamos mais uma vez a nossa marca. Marca imensa , com as montanhas em fundo (carregadas de neve) e nós a usufruir de temperaturas com 26 graus e com o calor dos nossos amigos que orgulhosamante gritaram pela equipa a cada passe, a cada defesa, a cada golo, ÉVORRA, ÉVORRA, ÉVORRA foi o grito mais ouvido.
Mais uma vez aprendemos tanto, com quem sabe fazer, com quem sabe receber e organizar, eternamente gratos !..
orgulhosos e já de medalhas ao peito
Último dia, não há palavras para descrever , o elevado compromisso de todos na forma como fomos tratados. Há lágrimas nos olhos na hora da despedida. O Sergio chega carregado de croissants quentes, sumos, fruta, chocolates e carrega as mochilas dos nossos craques e dos acompanhantes, lembranças e mais lembranças, vamos partir para o aeroporto, que dias, que lugares, onde orgulhosamente levamos o nome do Juventude, de Évora e de Portugal. Cantamos o hino, rimos, choramos e trouxemos da bagagem a saudade e a vontade de voltar. Liderança fantástica de mister Bruno Rico. Extraordinário apoio também de todos os que viajaram connosco, Marrafa, Telmo, Nuno Guerra, Nuno Cabeças, Ulisses, Sérgio, Helder ,  Elsa, Isaura, Fátima e grande treinador de guarda redes Miguel Guerra, sem eles nada teria sido igual. Obrigado em nome do Juventude. Para irmos, foram necessários apoios fundamentais já referimos alguns mas não poderemos também esquecer a Curva do Bacêlo, o Centro Auditivo do Alentejo, a Sumol /Compal, Damião Arranja Remax e a Junta de Freguesia de Torre de Coelheiros. O nosso muito obrigado também a Bernardo Sousa no transfer de domingo.
E como também no dia do regresso quisemos guardar memórias únicas levamos ao lugar do comandante Alexander , coo piloto Francisco e Chefe de tripulação Diana, no voo Geneve/Lisboa todos os nosso jogadores que aprenderam como se pode pilotar uma avião. Gratos á EasyJet e á tripulação do voo  EJU1445 . 
Tripulação do voo partilhou liçoes de pilotagem aos nossos craques
Acabamos a comer bifanas em Vendas Novas com os que nos foram esperar ao aeroporto gritando pela equipa e pelo nome do Juventude. Apenas ficamos com a mágoa de não terem viajado todos mas certamente para próxima também seguirão viagem o Tiago e o Pedro.
 Estes miúdos não são grandes, são enormes e nesta viagem chegaram ao TOPO DA MONTANHA.

Sem comentários: