31.10.08

Comunicação com rigor e ética "peço a palavra"

OPINIÃO
Nos dias de hoje a comunicação social chega ao seu público alvo e não só, quase ao segundo. TV, Rádio e Imprensa escrita enfrentam agora a realidade do espaço internet onde as notícias à distância de um click chegam a todo o momento ao computador de cada um. Sites e Blogues vão aparecendo a toda a hora, e se é positivo o facto de estarmos cada vez mais on-line em todos os locais e eventos, também não é menos certo que na ânsia de informar ??? muitos são aqueles que ultrapassam as regras de Ética e da Deontologia. A Gestão de Informação para a Comunicação aparece quase nula com muitos administradores de Blogues e Sites a utilizarem a técnica do copy paste para efectuarem o seu trabalho. O grave é que em alguns casos não aprofundam a veracidade dos factos e atiram para o ar notícias falsas ou onde são contadas meias verdades potenciando comentários escondidos no anonimato. A juntar a tudo isto temos quem utilize sem qualquer tipo de autorização materiais como fotos e documentos, aplicando sem problemas nos seus espaços os mesmos sem uma simples referência dos locais onde são retirados.
É o que temos.
Qualquer um pode fazer um blog ou um site e escrever OU COPIAR o que bem lhe apetece sem qualquer filtragem ou chamada à responsabilidade. Recordo-me de termos debatido no Curso de Comunicação Social da Universidade de Évora a questão da ética e do rigor. Hoje alguns desses amigos exercem de forma excelente cargos relacionados com a Imprensa.
Vários são os que felizmente seguem o caminho correcto. Mário Simões, Amilcar Matos são alguns (entre outros) exemplos que tiveram o cuidado de solicitar autorização para publicação de imagens do blogue do Juventude.
Outros não o fazem.
Aproveito então para os autorizar hoje a todos, copiarem imagens e documentos, solicitando no entanto uma simples referência ao local onde as obtêm , é o mínimo.

Helder Correia
Administrador do Blogue do Juventude Sport Clube

Sem comentários: