27.9.10

Mitó recordar è viver

Aproveitamos o facto de se comemorar no dia 29 deste Mês de Setembro o septuagésimo aniversário do nascimento de Francisco António Percheiro para recordarmos aquele que em vida foi sempre conhecido por "MITO" e, que faleceu no passado dia vinte e quatro de Junho.

Devido às suas qualidades técnicas foi dos futebolistas que conseguiu guindar-se aos lugares cimeiros em todas as categorias e divisões em que actuou ou de que fez parte.
Como jogador para além de se ter iniciado nas Equipas dos Salesianos envergou depois na Categoria de Juniores e Seniores a camisola do Lusitano, tendo feito parte de Equipas nos tempos em que o Clube Eborense militava na 1ª. Divisão Nacional.
Depois e ainda como jogador rumou ao Juventude.


EM CIMA - MITÓ, Modas, Fernando Sousa, Ricardo, Gomes, Baptista e Fialho ( Treinador ).

EM BAIXO - José Luís, Queiroz, Doílio, Minho e Edson.
Fez parte da Selecção Nacional de Esperanças na Época de 1962/63 e Internacional pela Selecção Militar na época de 1963/64.
Como treinador esteve ao serviço do Juventude, Lusitano, Grupo União Sport, Desportivo de Portel e Borbense, para além de ter sido o Seleccionador e Treinador da Selecção da Associação de Futebol de Évora que defrontou em 1975 no Estádio Sanches de Miranda a Equipa Soviética do Shaktior em jogo que terminou com um empate a um golo.
O jogo foi arbitrado por João Rosa e as equipas alinharam da seguinte forma: -
A.F.E. - Gomes (Juventude); Carvalho (Lusitano), Fernando Sousa (Juventude), Torres (Lusitano) e Zorrinho (lusitano); José Chico(Lusitano), Minho (Juventude) e Quim (lusitano); Bom (Lusitano), Doílio (Juventude) e Teixeira (Juventude).
Substituições: Riscado (Lusitano), Morais (Juventude), Vilanova (Juventude) e Policarpo (Lusitano) substituíram respectivamente, Torres, José Chico, Bom e Doílio.
SHAKTIOR - Chanov ; Kondeatov, Qordounov, Pianerr e Rudakov; Dolovin, Reznik e Fedorenko; Starouhin, Rokolovki e Rogovfki.
Substituições : Rogovfki por Laremchenko.
Golos de Quim aos 58 m pela A.F.E. e Starouchin aos 68 m pelos Soviéticos.
Mitó foi inscrito oficialmente pela primeira vez em 1957/58 na categoria de Juniores pelo Lusitano, tendo ao longo da sua carreira efectuado 330 jogos entre Oficiais e Particulares.
Homem simples e respeitador, com uma personalidade muito forte e uma maneira especial de conviver, bem como a sua postura e forma próprias de se relacionar e de estar faziam dele uma figura exemplar.
Por isso a conjugação de todas essas qualidades faziam com que sofresse a maioria das vezes em silêncio todas as vicissitudes da vida,
quer fossem de natureza profissional, particular ou familiar, como aliás sucedeu na forma como aceitou a doença que o vitimou, onde foi igual a si próprio.
Em 8 de Dezembro de 1971 O lusitano prestou-lhe uma Festa de Homenagem ao organizar um Torneio Relâmpago de Futebol com a colaboração do Juventude , Portalegrense e Vasco da Gama de Sines, como consta no Bilhete de Ingresso que publicamos.

Para terminar, como homenagem e em sua memória publicamos a foto de uma entrevista com o saudoso e grande jornalista Álvaro Velez.

ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: