5.8.11

CAMPANHA PRÓ-ESTÁDIO SANCHES DE MIRANDA

Faz amanhã cinquenta e cinco anos que Évora acordou com as Ruas engalanadas e com bandeiras a tremular ao vento, a fim de receber a Caravana da Cova da Piedade, Almada e Barreiro que trazia os mais diversos materiais para as obras do Estádio Sanches de Miranda, para além da amizade das gentes azuis e brancas que devido a afazeres profissionais se fixaram na margem sul do Tejo.

A Caravana chegou cerca das doze horas às Portas de Alconchel onde foi recebida com vivas e acordes musicais por uma enorme multidão que aguardava com muito entusiasmo os que apesar de se encontrarem longe não esqueciam a sua Terra e o Juventude.
Depois da chegada que a imagem documenta.


Seguiu-se o trajecto previamente estabelecido: Portas de Alconchel, Estrada da Circunvalação, Portas da Lagoa, Rua Cândido dos Reis, Praça Joaquim António de Aguiar, Rua José Elias Garcia, Largo Luís de Camões, Rua João de Deus, Praça de Giraldo, Rua da República, Rocio, Estrada de Circunvalação, Portas do Raimundo até ao Campo Sanches de Miranda, onde o entusiasmo atingiu o rubro com o descarregar dos vários materiais que foram trazidos pela denominada Caravana Pró-Estádio do Juventude, a que se juntaram os dos Juventudistas, adeptos e simpatizantes de Évora e arredores.
Após a chegada todas as viaturas e os diversos meios de transporte formaram em frente da tribuna, colocada na Bancada, onde se realizaram os respectivos discursos.

Foram proferidas palavras de elogio e agradecimento, de acordo com os oradores, como é normal em idênticas circunstâncias.
De entre esses e pelo que então representava salientamos a parte final do discurso do Presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Sr. João Rosa, que tinha sido convidado para fazer parte da Caravana:
"Permitam-me publicamente esta afirmação: Como Presidente da velha Associação de Futebol de Lisboa, prometo-vos que ela estará sempre ao vosso dispor para os ajudar em tudo que seja necessário".
Como curiosidade e de acordo com registos da Época dizemos que desfilaram alternadamente com as camionetas de materiais da Cova da Piedade, Almada e Barreiro: Doze carrinhos transportando sacos de cimento e levados à mão , cinco dezenas de ciclistas com materiais, sete automóveis, quatro carros de tracção animal com areia e tijolos, dezasseis camionetas de carga com cimento, tijolos e pedra.
Passaram cinquenta e cinco anos com as mais diversas transformações e alterações, até porque devido à Lei da Vida, muitos dos que se incorporaram ou assistiram a essa Jornada Gloriosa já nos deixaram, mas e apesar disso continua a tornar-se necessário que os que ainda sobrevivem, bem como as Gerações seguintes e as vindouras, sigam o seu exemplo continuando com força de vontade a lutar pelos mesmos ideais, a fim de que o Juventude que no próximo Mês de Dezembro comemora o seu 93º. aniversário, consiga alcançar todos os seus desejos e ambições.
Terminamos homenageando os que fizeram parte dessa Caravana com a publicação das fotos dos que constituíram a comissão dessa Gloriosa Manifestação Juventudista de 5 de Agosto de 1956


Manuel Monteiro, Manuel Joaquim Peralta, Virgolino Augusto Ferreira, António Manuel Lopes, José da Fonseca e António da Conceição Morgado.
ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: