20.2.15

Derby de Domingo tem história

* jogo em 1924 / Taça Brito Paes/Sarmento Beires, Autor Mário Gama Freixo 1/5/1924, propriedade Arquivo Fotográfico CME

Lusitano e Juventude encontram-se no Campo Estrela em Évora no próximo domingo em jogo a contar para o Campeonato de Elite da AFÉvora.
Muitos derbys e a velha rivalidade que remonta aos principio do século vinte. No jogo da foto venceu o Juventude Sport Clube 2-1 frente ao então Lusitano Futebol Club.
O preço dos bilhetes foi então de cadeiras 2,5 escudos e peão 1,5 escudos. O jogo foi no campo do Ateneu.
Muitos anos após este jogo  e depois de muitas partidas a contar para vários Campeonatos e Torneios Lusitano e Juventude encontram-se no Campo Estrela em Évora.
Nesta temporada as equipas já se encontraram duas vezes e ambas no Estádio Sanches de Miranda. Na primeira vez em Setembro, o Juventude venceu por 1-0 o Lusitano na final do Torneio Évora Património Mundial . Para o Campeonato foi a vez do Lusitano levar a melhor pelo mesmo resultado , 0-1.
Nesta temporada e no Campeonato de Elite o Juventude lidera isolado o Campeonato com 53 pontos alcançados. O Juventude tem 78 golos marcados e 21 golos sofridos. O Lusitano é 2º classificado com 46 pontos, 33 golos marcados e 14 sofridos. Será um jogo entre o melhor ataque (Juventude ) e a melhor defesa (Lusitano).
O jogo conta para a última jornada da 1ª Fase do Campeonato Elite. Recorde-se que a Fase Final começará após um semana de interregno com as seis primeiras classificadas a disputaram um lugar que dará acesso ao Campeonato Nacional de Seniores, os pontos desta primeira Fase serão "partidos" a meio.
O derby de domingo promete, a história continuará a ser escrita nos encontros entre Lusitano e Juventude, que seja um excelente jogo.

Sem comentários: