25.11.20

HORA DO JUVENTUDE

"A HORA DOS 120 MINUTOS"

Foi no dia 26 de Novembro de 1990 que o Professor Manuel Alcario e Armando Ribeiro

Manuel Alcario

Armando Ribeiro


Apresentaram e realizaram a 1ª. Emissão da Hora do Juventude na, então, denominada Rádio Meridional, antecedente da Rádio Telefonia do Alentejo, sediada na Rua do Calvário.

A Hora do Juventude começou com a duração de sessenta minutos, pelo que foi designada de "Hora do Juventude".

Contudo, passado relativamente pouco tempo, devido às muitas notícias, informações, comentários e entrevistas a divulgar aos ouvintes, passou para duas horas o período de emissão, pelo que os seus realizadores resolveram designá-la "A Hora dos 120 minutos", designação que ainda hoje é recordada por muitas pessoas com quem contactamos.

Assim quando se comemoram 30 anos da 1ª. emissão, recordar a data é recordar e viver mais uma das Estórias das Histórias do Juventude e da Rádio Telefonia do Alentejo, gravadas em cerca de meio milhar de emissões e quase um milhar de horas de transmissões.

Terminamos dizendo que a Hora do Juventude marcou uma época na Rádio, não só na forma e conteúdo, como também pela sua própria denominação inovadora

Como complemento de informação dizemos que, no dia 25 de Novembro de 1990 (véspera da 1ª. Emissão da Hora do Juventude), o Clube Eborense foi defrontar em Lagos O Clube de Futebol Esperança de Lagos, tendo vencido por 3-2.

Jogo que ficou tristemente assinalado pelo acidente ocorrido com um grupo de cinco juventudistas que se deslocavam para a Cidade Algarvia, a fim de irem assistir ao encontro.

Devido ao acidente faleceram dois dos ocupantes do veículo, pelo que ao recordarmos o triste acontecimento, respeitamos como homenagem e a memória dos que nos deixaram, fazendo votos que continuem a descansar em paz.

Recordamos ainda O Manuel Mourinha e O Dionísio Siquenique com saudade e, em homenagem desejamos , que continuem a descansar em paz , por que também já nos deixaram e, por que em vida nos acompanharam durante várias Emissões ao prestarem a devida assistência técnica.

Mais dizemos que por coincidência em vésperas da comemoração dos trinta anos de emissão da Hora do Juventude, realizou-se no passado Domingo em Lagos o jogo ente o Clube Lacobrigense e o Juventude que os Eborenses venceram por 1-0.

Sem comentários: