
Mike Plowden não conseguiu, desta vez, driblar a morte. Aos 49 anos (faria 50 em Junho), o “jogador mais português dos portugueses”, como era conhecido quando representou por 61 vezes a Selecção Nacional, morreu a fazer aquilo que mais gostava: num pavilhão a ensinar basquetebol.Treinava o Quintajense (CNB 2), no Pavilhão do Pinhalnovense, um conjunto de jovens onde se incluía o seu filho Rafael Plowden, quando o coração lhe pregou a partida. Coração que tinha vencido, em 2002, quando sobreviveu a uma virose com vários coágulos espalhados pelo corpo, um deles muito perto daquele órgão.A sua morte deixa um mundo de saudades entre todos os que com ele conviveram, seja como companheiros, adversários e até simples adeptos.“Deixou-nos aos 49 anos, mas o seu sorriso não será esquecido”, pode ler-se no sítio da FPB. E, para além da qualidade como jogador (Barreirense, Benfica, Atlético e Juventude de Évora), o que dele fica na memória é a sua simplicidade, humildade e fair play.“Mike Plowden é uma referência para todos. Granjeava simpatia. Era um guerreiro em campo mas, ao mesmo tempo, jogava com enorme lealdade”, disse-nos, ontem, Manuel Fernandes, actual director técnico nacional e primeiro treinador de Mike Plowden em Portugal (1980).Início no BarreirenseFoi numa célebre equipa do Barreirense, onde pontificaram nomes como António Minhava, Fernando Carreira, Carlos Freire, Jorge Ramos, Álvaro Mota, Joaquim Saiote, Jorge Coelho e António Coelho, que Mike Plowden se estreou em Portugal, oriundo dos Estados Unidos.Depois de cinco anos no Barreirense, transferiu-se para o Benfica, onde brilhou durante 8 anos. Passou ainda por Atlético e Juventude de Évora. Após o acidente de 2002, colaborou com a Câmara do Barreiro, até chegar ao Quintajense.








Muita força de vontade foi o que se viu por parte dos nossos atletas que apesar do momento menos bom em termos classificativos dignificaram a camisola que envergaram. Neste encontro, os juniores foram orientados pelos treinadores José Domingos e Rocha dado que o Professor Rui Batista por motivos de força maior não pode estar presente. Na próxima jornada o Juventude desloca-se ao Santana. Resultados completos da jornada : Borbense 6 Santana 1, Juventude 0 Calipolense 0, União 4 Viana 3, Canaviais 2 Reguengos 3. CLASSIFICAÇÃO: 1º Reguengos 19, 2º Estrela 14, 3º Borbense 13, 4º União 12, 5º Canaviais 12, 6º Viana 10, 7º Calipolense 9, 8º Juventude 2, 9º Santana 0.





O resultado final deu vitória para o Redondense por 1-10. A equipa de Ana Figueiredo vai continuar a sua participação na competição já no próximo sábado.





As partidas realizadas foram: Juventude 9 Montoito 0 (distrital de juvenis), e Juventude 3 Despertar 0 (nacional de iniciados). Brevemente também o Campo de Futebol de Sete receberá novo piso.





O Juventude marcou mais um golo que os donos da casa (3-4 foi o resultado final), num encontro pautado pela amizade entre os intervenientes. O jogo decorreu no relvado sintético em Reguengos de Monsaraz. Na próxima semana (domingo às 11h ) o Juventude em Escolas A começa o seu percurso na Fase Final fora de casa frente ao Afeiteira.














