23.8.18

Faleceu Rocha

Com a devida vénia, transcrevemos do nosso sócio e amigo Armando Ribeiro artigo publicado no seu blogue do coleccionador no passado sábado sobre o falecimento deste ex. atleta do Juventude de Évora

JOAQUIM JERÓNIMO ROCHA FERREIRA

É com bastante pesar que informamos ter falecido ontem em Évora, com a idade de 86 anos, Joaquim Jerónimo Rocha Ferreira, conhecido entre os amigos por Rocha, pelo que apresentamos à família as mais sentidas condolências.
Ao Homem e ao Amigo
img157.jpg
curvamo-nos sobre a sua memória desejando que descanse em paz e, como homenagem julgamos que a melhor forma do fazermos é evocar parte da sua passagem pelo Planeta Terra em que vivemos.
Assim começamos por dizer que Rocha, carpinteiro ou marceneiro de profissão, antes de se ter reformado, foi um dos Eborenses que nunca deixou a Cidade que o viu nascer em 4 de Setembro de 1931, com excepção quando prestou Serviço Militar Obrigatório em Estremoz e Santarém nos Regimentos de Cavalaria 3 e 4 respectivamente.
No desporto Rocha foi o Homem dos sete ofícios, pelos serviços prestados ao futebol, desde jogador, capitão de equipa, treinador, director, delegado a jogos, roupeiro (actual técnico de equipamentos) até desportista de bancada, para além de ter sido massagista no Sport Lisboa e Évora, quando as célebres "caixas de madeira" pouco mais tinham que "A Cruz Vermelha Pintada", água, alcóol, água oxigenada, mercuriocromo e umas toscas ligaduras.
Fez também parte da Comissão Técnica da Associação de Futebol de Évora.
Começou muito novo nos Salesianos e, aos 16 anos ingressou no Juventude Sport Clube, onde se manteve até se transferir para o Sport Lisboa e Évora.
Como federado defendeu as cores do Juventude Sport Clube (em todas as categorias), Sport Lisboa e Évora e Sport Clube Borbense, onde terminou a sua carreira como jogador aos 32 anos de idade.
Como não federado jogou em diversos Clubes Populares de que recordo "Os Azuis", "Os Verdes" e o Clube Oriental de Évora, cujo Clube fundou com António Galego, Albino Canhão, José Ramalhinho e Pitti.
clube oriental de evora.jpeg
EM CIMA - Estevam Candeias (Massagista), António Galego, Rogério Simões, Isidro, Pitti, Júlio Silva, Albino Canhão, Agostinho e Zé Ramalhinho (Director).
EM BAIXO - Arménio Candeias, Júlio Caraça, Alberto Candeias (mascote), Celestino, Rocha e Arménio Mendes.
Nos Juniores do Juventude foi campeão distrital e atingiu as meias finais do Campeonato Nacional, só não tendo sido finalista devido ao critério no julgamento de alguns lances no 2º. jogo por parte de quem dirigiu esse encontro disputado no Campo dos Arcos em Setúbal no dia 10 de Maio de 1951, tal como o 1º, que terminou empatado (0-0).
Digitalizar0018.jpg
EM CIMA - Ramalho, Baptista, Piti, Natal, José Espada, Miguel, Galinha e Rana (Treinador)
EM BAIXO - Arménio, Galego, Caraça, Rocha, Ambrósio e Ramalhinho
Como Senior permaneceu várias épocas no clube que o formou, tendo feito parte inclusivamente do plantel da denominada Equipa Maravilha, bem como da que foi Campeã da III Divisão Nacional.
digitalizar0049.jpg
EM CIMA - Gomes, Natal, Rogério Contreiras, Martins, Rana, João Contreiras e Casimiro.
EM BAIXO - Passos, Matos, João Mendonça, Serra e Rocha.
(Foto tirada em Moura no dia 24 de Junho de 1951, no 1º. jogo em que alinhou pela equipa principal)
img159.jpg
EM CIMA - Natal, Canhão, Daniel, Simões, Pico e João Contreiras
EM BAIXO - António Galego, Rocha, Pólvora, Guedes e Eduardo

No Sport LIsboa e Évora devido à sua polivalência actuou em todas as posições com excepção de guarda redes.
digitalizar0052.jpg
EM CIMA - José Loureiro, Ludgero Candeias, Polido, Alfredo, Galego, Silva, Serrano, Rocha, Manuel Candeias e Domingos Candeias.
EM BAIXO - José Pedro Lameira, Rui, Serôdio, Odevil, Neixa e Duarte.
Devido às suas variadas qualidades também foi um dos grandes animadores de festas, nomeadamente pelo Natal e Carnaval, tendo feito parte da famosa equipa de palhaços com José Marçal Gomes Teixeira e José Luís Louro, a que posteriormente se juntaram Joaquim Guiomar (O Garrafinha) e Alberto Grilo Silva.
palhaço.jpeg
José Luís (palhaço rico), Marçal e Rocha (palhaços pobres)
ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: