No ano do centenário continuamos a escrever a nossa história através do nosso sócio, amigo e colaborador Sr. Armando Ribeiro , fique a conhecer a história de :
ROGÉRIO CONTREIRAS
Rogério Contreiras Simão, de seu nome completo, nasceu em Castro Verde a 25 de Dezembro de 1922 e, foi um dos grandes jogadores do Futebol Português que defenderam as cores de Clubes Eborenses, no caso concreto, o Juventude Sport Clube.
Rogério Contreiras um jogador que, devido às suas qualidades humanas e maneira de ser, conseguiu a admiração dos Juventudistas, tendo sido inclusivamente um dos maiores fãs dos mais jovens simpatizantes, pelo que na época das laranjas e tangerinas, os miúdos (alguns de palmo e meio) ofereciam-lhe ramos destes citrinos que, depois o guarda redes compartilhava com os seus colegas e até com adversários.
Rogério Contreiras fez parte da Equipa do Benfica que em 1950 venceu a Taça Latina, um dos primeiros grandes feitos dos Benfiquistas e do Desporto Nacional.
Como curiosidade dizemos que a sua transferência para o Juventude de Évora foi tratada e concretizada em menos de 24 horas, por influência do antigo jogador do Benfica, Joaquim Martins Rana, à data treinador do Clube Eborense e, que Rogério Contreiras despediu-se dos Benfiquistas através de uma entrevista concedida por casualidade à Revista Stadium.
No Juventude o Alentejano de Castro Verde fez parte da Equipa denominada "maravilha", pela qualidade do futebol que praticava e, da Equipa que venceu em Santarém, a 20 de Março de 1951, o Campeonato Nacional da III Divisão, o primeiro Título Nacional em Futebol conquistado por um Clube de Évora.
EM CIMA - Jorge Santos, Martins, Lampreia, ROGÉRIO CONTREIRAS, Rana,
Casimiro e José Rosado (massagista)
EM BAIXO - Passos, Matos, João Mendonça, Serra e Pólvora.
Foi também treinador do Juventude, pelo que publicamos uma foto tirada no Campo Sanches de Miranda antes de um dos treinos no princípio de época.
De considerar que dos 15 elementos, constantes da foto, a grande maioria eram ex-juniores (onze), e apenas Gomes Reis, Fausto Matos, Soares e Casimiro não tinham pertencido às camadas jovens.
EM CIMA - Gomes Reis, Fausto Matos, Caeiro, Pitti, Canhão, Cinza (Igrejinha) e Eduardo.
EM BAIXO - Rogério Contreiras (Treinador), Casimiro, Soares, Luís Baúto, Rocha, Francisco Serrano, Miguel, Júlio Caraça e Pico (Chamino).
ARMANDO RIBEIRO
Sem comentários:
Enviar um comentário