9.10.20

JUVENTUDE - ACADÉMICA

No próximo Domingo dia 11, o Juventude de Évora e a Académica de Coimbra vão defrontar-se no Campo do Complexo Desportivo Sanches de Miranda, em jogo da 2ª. Eliminatória da Taça de Portugal.

O Jogo terá honras de transmissão Televisiva pelas 11 horas através do Canal 11

Na 1ª. Eliminatória o Juventude foi à Vidigueira vencer o Clube local por 1-2, após prolongamento, uma vez que no tempo regulamentar o resultado cifrava-se numa igualdade (1-1).

Para melhor informação transcrevemos, com a devida vénia, a crónica publicada no Diário do Sul no passado dia 30 de Setembro.


Como complemento de informação dizemos que a realização deste encontro recorda-nos as visitas da Associação Académica de Coimbra a Évora nas décadas de cinquenta e sessenta do século passado, a fim de defrontar o Lusitano Ginásio Clube, quando os dois Clubes disputavam o Campeonato Nacional da 1ª. Divisão.

A Académica era sempre bem recebida e, muitas vezes com pompa e circunstância nos Paços do Concelho pelas forças vivas da Cidade, com a particularidade dos elementos da Equipa Academista e respetiva comitiva se apresentarem com o fardamento estudantil (Capa e Batina).

Muitos populares deslocavam-se à Praça de Sertório, a fim de presenciarem as boas vindas, conhecerem e contactarem com os jogadores, a que não faltavam alunos e antigos alunos do Liceu Nacional de Évora também de capa e batina e, com o seu característico


grito académico F.R.A. ( éfférreá).

Velhos tempos que dificilmente voltarão a acontecer, pelo que como recordação publicamos duas fotos da Equipa da Académica da década de cinquenta do século passado.



Autoria de Armando Ribeiro

Sem comentários: