4.12.10

Mensagem de Aniversário

Como Mensagem para Dia de Anos, além de apresentar os meus parabéns e felicitações ao Juventude Sport Clube, pela passagem do seu 92º. Aniversário, transcrevemos , pelo significado que representa, o artigo publicado no Boletim do Juventude nº.4 de Abril de 1952, da autoria do ilustre desportista Rev. Dr. Júlio César Baptista que devido à apreciação como fazia dos factos era credor do respeito geral.


"FORÇA DE VONTADE"

-"Todas as obras humanas dependem essencialmente de duas faculdades. Uma é a inteligência que descobre, analisa e estuda os problemas. A outra é a vontade, que realiza os planos traçados pela inteligência. Têm de colaborar tão harmònicamente, que só do concurso de ambas pode resultar trabalho perfeito e duradoiro. Esta doutrina aplica-se a todos os sectores da vida, quer se trate de actividades de grande vulto ou de coisas pequeninas, quer se refira a indivíduos ou a colectividades. O desporto não foge à regra. Nele, como em todas as realizações que dependem do homem, estes dois elementos têm de conjugar-se tão sincrònicamente, que sem isso a acção desportiva nunca atingirá lugar de grande relevo. Numa colectividade, como é o Juventude, os corpos directivos desempenham principalmente a função da inteligência. A massa associativa, escolhendo os seus dirigentes, confiou neles a missão de traçar os planos gerais e estudar a melhor maneira de os por em execução. Os sócios colaboram apresentando sugestões e, sobretudo, unindo-se num esforço comum para dar realização a todas as obras projectadas. É nesta colaboração de dirigentes e associados que tem sentido o lema, sem dúvida lindo, que o Juventude escolheu para símbolo do Clube. De outra maneira não haveria força de vontade; haveria, ao contrário, forças de vontades, que se neutralizariam umas às outras com enorme prejuízo da colectividade. Há-de ser eternamente verdadeiro a axioma popular, que reza assim: «a união faz a força». Ora onde cada um puxa para seu lado, quando uns querem uma coisa e outros querem outra coisa, não há união. As vontades dum lado destroem as vontades do outro lado - e assim nunca se faz nada que tenha valor. A acção desportiva que o Juventude vem desenvolvendo, e que muito contribui para o bom nome de Évora, faz crer que há mútua compreensão entre a sua numerosa massa associativa e esta deposita inteira confiança na competência dos dirigentes. Mas nem por isso deixa de ser oportuno recordar a doutrina aqui exposta, para que a mesma orientação continue sem discórdias de ninguém, pois bastaria a acção perniciosa de meia dúzia para desvalorizar uma obra que é de todos. -
Júlio César Baptista ."

Como apontamento final desejamos que do texto se retirem as devidas ilações para que o Juventude continue a ser um Grande Clube.

ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: