15.11.10

O JUVENTUDE DE ÉVORA NA TAÇA DE PORTUGAL

No próximo Domingo dia 21 vai o Juventude disputar com o Santa Maria Futebol Clube, de Santa Maria de Galegos do Concelho de Barcelos, a 4ª.Eliminatória da Taça de Portugal depois de ter eliminado sucessivamente: Valenciano, Académico de Viseu e Santa Clara.
Desta forma igualou o que sucedeu na Época de 1951/52 quando também atingiu a 4ª. Eliminatória depois de ter eliminado; Almada Atlético Clube, União Desportiva Oliveirense e Atlético Clube de Portugal e, no caso de levar de vencida a Equipa da Associação de Futebol de Braga atingir a 5ª. eliminatória, igualando o que aconteceu na época de 1981/82.
No que diz respeito ao que sucedeu em 1952, como esclarecimento ou melhor informação dizemos que naquela Época as duas primeiras eliminatórias ou pré-eliminatórias foram disputadas entre os 3ºs. classificados das quatro zonas da 2ª. Divisão Nacional, antes de participarem na Competição as 14 Equipas da 1ª. Divisão Nacional e o representante das Ilhas.
O Juventude na 1ª. Eliminatória defrontou e eliminou o Almada depois de ter perdido no Campo do Pragal por 1-0 e vencido no Sanches de Miranda por 3-0.
Na 2ª. Eliminatória venceu a Oliveirense(que tinha eliminado o Académico de Viseu ), em Oliveira de Azeméis por 6-2 e em Évora por 2-0.
Na 3ª. Eliminatória deslocou-se à Tapadinha para defrontar o Atlético, que militava na 1ª. Divisão Nacional, tendo conseguido um empate a duas bolas, para depois vencer em Évora por 5-1, atingindo com este resultado os 1/4 de final , devido ao facto de ser menor o número de equipes que disputaram a Taça de Portugal dessa Época.
Na 4ª. Eliminatória respeitante aos 1/4 de final, empatou no Sanches de Miranda a 3 golos e perdeu no Campo D. Manuel de Melo por 5-1, num jogo em que a defesa Juventudista não se entendeu na marcação aos avançados Barreirenses.
No próximo Domingo desejamos que o Juventude consiga uma vitória para atingir a 5ª. Eliminatória e, se tal acontecer, aguardar que o sorteio lhe seja favorável a fim de receber em Évora um dos Grandes do Futebol Português, para que com o movimento que daí advém sensibilize os desportistas de uma maneira geral e as Entidades da necessidade que existe em apoiarem os Clubes de Évora no denominado Desporto Rei para engrandecimento da Cidade que é considerada muito justamente desde 1986 Património da Humanidade.
Como complemento dizemos que o vencedor da Taça de Portugal da Época de 1951/52 foi o Benfica, que venceu na Final o Sporting por 5-4, num jogo que ficou para a história como sendo dos mais emotivos de sempre.
Armando Ribeiro

Sem comentários: